O eng° civil e de planejamento urbano, Claiton Bortoluzzi, que é servidor estadual, esteve em Brasília e teve a oportunidade ímpar de conhecer mais um capítulo da histórica ligação de Lages com o Distrito Federal (Brasília)
0 motivo da viagem foi um evento do Banco Mundial, com a participação de mais 14 estados da federação para discutir programas de infraestrutura urbana. O grupo ficou hospedado em um hotel histórico da capital Federal (veja história abaixo), onde o engenheiro lageano encontrou uma verdadeira relíquia.

Hotel histórico
Bortoluzzi foi secretário de planejamento e obras na primeira gestão de Antonio Ceron, tendo depois retornado às suas atividades profissionais em Florianópolis, e nessa viagem ao Distrito Federal, o grupo se hospedou no hotel que foi a primeira obra inaugurada em Brasília e projetada por Oscar Niemayer.
As malas
“No hall de entrada do hotel está uma relíquia, que é um veículo Rural Willys, que era usada por Juscelino Kubstchek em suas visitas, enquanto presidente da República. E quando estava olhando o veículo e prestando atenção nos detalhes, observei em seu interior as malas de viagem, com o selo do Grande Hotel Lages”, ressalta Bortoluzzi. Aliás, a curiosidade é saber exatamente o motivo das malas terem o adesivo do hotel lageano e se o próprio Jucelino as teria usado?

Laços históricos
O eng° Claiton comenta ainda da ligação de Lages com a capital federal, contada em verso e prosa, “de que a madeira utilizada era toda oriunda de suas serrarias e transportadas até Brasília por caminhões da Batisttella (mas isso para um outro capítulo da história, assim como as “malas”!

História
A Rural do Brasília Palace Hotel
https://oretrovisor.com/a-rural-do-brasilia-palace-hotel/

Fontes:
Fontos: Claiton Bortoluzzi
O Retrovisor (https://oretrovisor.com/a-rural-do-brasilia-palace-hotel/)
http://www.brasiliapalace.com.br
#BarãoOnline