Home ALESC Deputados pedem urgência do governo na instalação de câmeras em escolas de SC

Deputados pedem urgência do governo na instalação de câmeras em escolas de SC

0
Deputados pedem urgência do governo na instalação de câmeras em escolas de SC

Deputados cobram cumprimento de lei aprovada em 2023 que determina instalação de câmeras nas escolas estaduais

Cobrança por cumprimento da lei

Deputados cobraram, durante a sessão ordinária de quarta-feira (9), o cumprimento de uma lei aprovada pela Assembleia em 2023 que trata da instalação de câmeras de videomonitoramento nas escolas estaduais de Santa Catarina (Lei 18.643/2023).

Com base em respostas a dois pedidos de informação enviados ao Poder Executivo pelo deputado Mário Motta (PSD), o deputado Napoleão Bernardes (PSD) afirmou que as escolas estão, desde outubro de 2023, sem vigilância eletrônica. O parlamentar ocupou a tribuna da Alesc para alertar sobre o problema.

“Podemos concluir que as escolas estaduais de Santa Catarina não têm nenhum registro de vigilância eletrônica, não têm videomonitoramento, o que deixa alunos, professores, a comunidade escolar, altamente vulneráveis e expostos”, disse. “Também foi informado que o Estado não dispõe de um banco de dados centralizado com registros de furtos e roubos nas escolas estaduais.”

O deputado lembrou que na terça-feira (8) um adolescente invadiu uma escola no município de Estação, no Rio Grande do Sul, e matou um aluno de sete anos. Para Napoleão, a presença de câmeras, além de inibir eventuais crimes como esse, auxilia na identificação e na punição dos criminosos.

Argumentos

Em resposta ao segundo pedido, encaminhada em março deste ano, a SED informou que estavam em andamento estudos para a implantação do monitoramento eletrônico. Esses estudos também servirão, conforme a SED, para a regulamentação da Lei 18.643/2023, aprovada pela Alesc e sancionada pelo Executivo há mais de dois anos.

Fonte: AGÊNCIA ALESC

Foto: Flávio Tin/ND+

#BarãoOnline

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here